Final Fantasy XII (ファイナルファンタジーXII Fainaru Fantajī Tuerubu?) é um console de role-playing game desenvolvido e publicado pela Square Enix para a plataforma da SonyPlayStation 2. Lançado em 2006, é o vigésimo título nas séries Final Fantasy. O jogo introduziu várias inovações para as séries: batalhas ocorrerem sem uma transição para uma tela separada; um sistema de "gambit" personalizável que automaticamente controla as ações dos personagens; e um sistema de licença "LP" para o uso de habilidades e equipamentos do jogo. Final Fantasy XII também inclui elemento de jogos anteriores da série como Summons, Chocobos, e Moogles.
O jogo se passa na terra fictícia de Ivalice, quando os impérios de Archadia e Rozarria estão travando uma guerra sem fim. Dalmasca, um pequeno reino, está preso entre as nações em guerra. Quando Dalmasca é anexada por Archadia, sua princesa, Ashe, cria um movimento de resistência. Durante a luta ela conhece Vaan, um jovem aventureiro que sonha em comandar uma aeronave.
Eles são rapidamente acompanhado por uma banda de aliados; juntos, eles se reúnem contra a tirania do Archadian Empire.
Final Fantasy XII receberam pontuação quase universalmente alta, e receberam vários prêmios "Jogo do ano" em várias categorias de conhecidas publicações de jogos. Vendendo mais de 2 milhões, se tornou o quarto mais bem-vendo jogo de PlayStation 2 em 2006 por todo o mundo. Em Março de 2007, mais de 5,2 milhões copies do FFXII foram vendidas a nível mundial. Uma continuação, Final Fantasy XII: Revenant Wings, foi lançada para Nintendo DS em 2007.
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
O cenário do game é o mundo de Ivalice.
O jogo começa com o casamento entre o príncipe Rasler, do reino de Nabradia e Ashelia, princesa de Dalmasca. Mas Archadia, um dos impérios dominantes de Ivalice (outro é Rozarria) invade Nabradia, e logo a capital deste é destruída por uma explosão misteriosa, matando Archadianos e Nabradianos. Dizimadas, as forças de Nabradia perdem a guerra. Abalado, Rasler, que na vã tentativa de restaurar seu reino, se une e assume a liderança do exército de Dalmasca. Nas fronteiras entre Nabradia e Dalmasca, houve uma terrível batalha. Basch, um capitão do exército, tenta impedir a morte do príncipe, mas acaba falhando e tornando a guerra uma desgraça ainda maior. Os Archadianos vencem. Na tentativa de salvar sua nação, o rei entrega Dalmasca aos invasores para não tornar a guerra mais mortífera ao que já era. No dia do acordo, Archadia arma uma cilada para rei. Basch reúne um grupo de soldados para impedir a armação, no caminho, encontra Reks, irmão do protagonista, Vaan. Chegando ao rei, Reks descobre que Basch é um suposto traidor por ter assassinado o governante e Archadia conquista Dalmasca.
Um tempo depois, em Rabanastre, capital da antiga Dalmasca, Vaan (irmão de Reks) é um jovem ladrão que vive furtando os guardas Archadianos da cidade com Penelo, sua amiga.
Vayne é o novo Marquês. Este tenta iludir o povo com suas mentiras sobre prosperidade e paz para ganhar o respeito do povo de Rabanastre. Vaan não concorda e quer que toda a população de Rabanastre volte a ter sua vida. Na noite em que este invade o palácio para o roubar conhece Balthier, um pirata, e Fran, uma viera. Após uma tentativa de fuga do castelo, acaba cercado por guardas e Balthier e Fran ajudam-no a fugir.
Na sua fuga encontram uma jovem soldado que se diz chamar Amália (na verdade, a princesa Ashelia B´Nargin disfarçada). Junto da princesa, vagando pelos túneis de Garamsythe Waterway, os heróis do jogo são capturados por Vayne. Após sua captura, os aventureiros são presos em Nalbina e buscam um meio de fugir, e com isso eles se encontram com Basch, o capitão traidor do reino de Dalmasca, preso nas Masmorras de Nalbina. Juntos, os personagens continuam sua fuga e voltam para Rabanastre. Dando início a longa jornada que virá e no caminho o grupo descobre as verdadeiras intenções de Archadia com as guerras.